A musicalidade da Capoeira vai tomar conta do centro de Salvador com o concurso de Cantigas “A coisa bonita que eu acho” que acontece na sexta-feira, às 15h, na Biblioteca dos Barris. A competição faz parte da segunda edição do Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência – Gingando pelo Mundo. A ideia é reconhecer e premiar os compositores que enriquecem o repertório dessa arte ancestral.
A musicalidade é elemento central na prática da capoeira, dita o ritmo, conecta os participantes e por isso sua importância dentro da programação do festival. Foram selecionadas 19 cantigas seguindo critérios dos diversos estilos como ladainha, corrido, quadra, chula. Os critérios de julgamento abrangem não apenas a qualidade musical e poética das cantigas, mas também sociais. Durante o processo de seleção, foi avaliado se as letras continham palavra pejorativa ou algum discurso discriminatório, seja ele racista ou sexista, reafirmando o compromisso do festival com a promoção da igualdade, respeito e diversidade.
O coordenador do concurso é o Contramestre Xequerê, licenciado em Música pela Universidade Federal da Bahia e idealizador da Orquestra de Berimbaus. Xequerê ressalta que a musicalidade para a capoeira como um fundamento: “Falando de ancestralidade e resistência, não se pode esquecer desse ritual que a musicalidade é responsável. Quem vai o tempo todo ali ditar como fazer é a música. Em envolver as pessoas, em responder o coro, quando tem palma, bater palma, fazer essa conexão total dentro da roda, que não se separe em momento algum”, afirma.
O Concurso de cantigas “A coisa bonita que eu acho” é uma celebração da tradição cultural da Capoeira, uma homenagem aos mestres e mestras que preservam e transmitem esse legado, e um convite para todos os amantes da arte de gingar a se reunirem em torno da música, da dança e da resistência.
Sobre o festival: A segunda edição do Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência – Gingando pelo Mundo, acontece de 02 a 05 de maio, na Biblioteca dos Barris, em Salvador. O espaço vai se transformar na “Cidade da Capoeira” com uma extensa programação de oficinas, debates, moda, artesanato, empreendedorismo, gastronomia, apresentações culturais e muitas rodas de Capoeira. O Festival é organizado pelo coletivo Capoeira em Movimento Bahia (CMB) e patrocinado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Bahiagás, além do apoio das secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Cultura da Bahia (Secult).
Confira a lista dos Inscritos no Concurso:
Cantiga: Lá vem Ela – Compositor: Marcus (B1) – Salvador-Ba
Cantiga: Eu Ando Feliz- Compositora: (Instrutura Negona) – Salvador-Ba
Cantiga: Da Sua Linguagem Eu Sou – Compositor: (Dan Dan) – Salvador-Ba
Cantiga: As Meninas do Jalará – Compositora: Gigante Jalará – Salvador-Ba
Cantiga: Capoeira Jóia Rara – Compositor: (M. Raimundo Kilombolas) – Salvador-Ba
Cantiga: Felicidade Bateu – Compositor: (CM Marinho) – Salvador-Ba
Cantiga: Seu Bimba, Criador da Capoeira Regional – Compositor: (M. Risadinha) Salvador
Cantiga: Capoeira de Rua – Compositor:(Mestre Atabaque ) – Salvador-Ba
Cantiga: A Maré Encheu – Compositor: (M. João do Morro) – Salvador
Cantiga: Capoeira Importância Instrumental – Compositor: Mestre Capacete – Salvador
Cantiga : A Capoeira Vem do Povo de Axé – Compositor: (M. Cachaça) – Salvador- Ba
Cantiga: Deixe a Capoeira Entrar – Compositor: Marcos Sampaio (Cancão de Fogo)- Salvador-Ba
Cantiga: Alumiou – Compositor: (Araponga) – Salvador-Ba
Cantiga: Famosa Bahia – Compositor: (Mestre Comprido) – Itacaré-Ba
Cantiga: Ancestralidade – Compositor: Prof Wolle Jacaré – Salvador-Ba
Cantiga: É fácil jogar pedra – Compositora: Mestra Pequena Rasta – Santo Antônio de Jesus-Ba
Cantiga: A Bahia é nossa – Compositor: Jefferson Heisenberg – (Prof Pássaro Preto) -Lauro de Freitas -Ba
Cantiga: Adupé a Capoeira – Compositor: Carlos Magno Santos – (CM Brow ) – Salvador-Ba
Cantiga: Minha Caminhada – Compositora: Mariane Nunes(Monitora Delicada) – Itacaré-Ba
SERVIÇO:
O QUÊ: Concurso de Cantigas “A coisa bonita que eu acho” / 2º Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência – Gingando pelo mundo.
QUANDO: 02 a 05 de maio
ONDE: Biblioteca dos Barris, Salvador-BA.
www.capoeiraemmovimento.com.br | @capoeiraemmovimentobahia