A Programação deste sábado (4) do 2⁰ Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência – Gingando pelo Mundo contou com uma série de atividades artísticas, musicais socioculturais, esportivas e pedagógicas nos mais diversos espaços montados na Biblioteca Central, em Salvador.
Dentro das atividades permanentes estão: Espaço Erê, com uma biblioteca para o público infantil; Espaço de Vivência Corporal, com alongamentos, massagens e orientações sobre saúde física; Barracão Mestre Waldemar, com rodas de capoeira durante todo o dia e a Feira Cultural e Gastronômica.
A programação iniciou com o 2° Encontro de Pesquisadores e Pesquisadoras da Capoeira, com duas Rodas de Conversas, a primeira com Mestre Bel, o historiador Antônio Liberac e mediação da professora Ábia França e a segunda com Mestra Janja, professor Pedro Abib e mediada pelo Mestre Soldado. Em seguida aconteceu o Torneio Infantojuvenil de Capoeira – Ubuntu, que incentivou o espírito esportivo e premiou crianças entre 06 e 14 anos nas categorias capoeira e musicalidade.
Durante a tarde houve o Encontro “Capoeira tem Diversidade”, que discutiu sobre a inclusão de pessoas com deficiência e contou com alunos e integrantes da APAE-BA. Também marcou a programação as Oficinas e Vivências com os Mestres Griôs: Mestre Lua Rasta, Mestre Carcará, Mestre Olavo, Mestre Nô, Mestre Curió, Mestre Zé Mário, Mestre Felipe de Santo Amaro, Mestre Zé do Lenço, Mestre Boca Rica e Mestre Alabama.
O Desfile-Manifesto “Capoeira tem Estilo” abrilhantou a noite, com muita representatividade e homenagem aos mestres e mestras. A programação foi finalizada com o Festival de Samba-Reggae, com Tonho Matéria, Olodum, Filhos de Gandhy e a cantora Carla Lis.
O Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência é uma realização do grupo Capoeira em Movimento Bahia (CMB) com o patrocínio do Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre/SUDESB). Nesta edição, o Festival se divide em 7 eixos temáticos que buscam promover a diversidade, são eles: Capoeira tem Resistência; Capoeira tem Erê; Capoeira tem Magia; Capoeira tem Criatividade; Capoeira tem Ancestralidade; Capoeira tem Diversidade e ainda o eixo temático Capoeira tem Ginga pelo Mundo