Além das rodas, debates e oficinas, a capoeira também ganhou as telas de cinema no 3° Festival Ancestralidade e Resistência. As produções audiovisuais estiveram em cartaz na Sala Walter da Silveira da Biblioteca Central, que foi batizada de Mestre Bimba, de 13 a 15 de novembro.
Com curtas e longas-metragens que rodaram o mundo em festivais internacionais, os documentários retrataram a história e legado da capoeira, com a trajetória de Mestres saudosos, além de temas como resistência e identidade negra.
Para Jaqueline Melo, 23, do grupo Arte Brasileira de Ribeira do Pombal, a experiência trouxe mais conhecimento sobre a capoeira.“Os documentários englobam Mestres de várias regiões, o que cada um traz na sua vivência, a sua história e a sua visão da capoeira também. Mas acho que ainda tem poucos filmes sobre a capoeira, é preciso trazer mais visibilidade pra pessoas tão importantes”, disse.

De acordo com Laura Berbet, produtora do espaço, as produções tem classificação livre e a média de público por dia foi de 50 pessoas, com a frequência maior de jovens, com idades entre 15 e 30 anos.
“Foi muito emocionante ver jovens do interior que nunca foram ao cinema tendo essa experiência pela primeira vez com filmes voltados para a capoeira. Adultos e idosos também frequentaram o espaço, um deles me relatou que não ia ao cinema há mais de 30 anos. Foi gratificante”, disse.
Seleção de Filmes
Jogo de Corpo: Capoeira e Ancestralidade – Mestre Cobra Mansa
Conta a história de Mestre Cobra Mansa que procura entender sua herança afro-brasileira, e em particular explorar a ancestralidade de sua arte. Jogando capoeira e dialogando com mestres do Rio de da Bahia, Cobra Mansa nos leva para uma África no Brasil.
Mestre Felipe e a Faca de Ticum – Gabriela Barreto
Conta a lenda da capoeira de Mestre Felipe e à faca de ticum, uma faca tradicional feita de madeira, que é historicamente ligada à morte de Besouro Mangangá.
Vadiação – Alexandre Robatto
Aborda figuras históricas como Mestre Bimba e Mestre Traíra, hoje reverenciados por adeptos da capoeira em todo o mundo. Além da importância do registro e do pioneirismo temático, vemos na tela uma cuidadosa elaboração dos enquadramentos, fruto dos estudos previamente concebidos por Carybé e, muitas vezes, seguidos à risca pelo documentarista Alexandre Robatto.
A Capoeira da Bahia: Um Retrato Atual – Mestre Duda Carvalho
O documentário aborda diversos temas transversais como os diferentes mitos de origem da capoeira, seus processos de resistência e luta, de formação/educação, além das dificuldades enfrentadas pelas mulheres num espaço ainda patriarcal.






