Skip to main content

No último fim de semana, a Praça Matriz de Abrantes, em Camaçari, foi tomada por cantos, berimbaus e movimentos que celebraram a tradição e a diversidade da capoeira. O 16º Camaçari Open de Capoeira, realizado pelo grupo Capoeira Engenho, reuniu centenas de capoeiristas em rodas, oficinas, apresentações culturais e competições nos estilos Angola, Regional e de Rua. O coletivo Capoeira em Movimento Bahia (CMB) marcou presença, através de seu coordenador geral, Jacaré DiAlabama, Foca e Experimenta DiAlabama, reforçando o compromisso de fortalecer parcerias e valorizar a capoeira baiana.

“Fortalecer o movimento da família Engenho é fortalecer a capoeira baiana”, afirmou Jacaré DiAlabama, que aproveitou o momento para saudar mestres e organizadores e destacar a luta conjunta pela valorização da capoeira, pela presença dela nas escolas públicas e pelo reconhecimento efetivo como elemento de identidade cultural do povo baiano.

Durante o evento, Jacaré também convidou o público para o 3º Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência, que acontece de 12 a 16 de novembro, na Biblioteca Central dos Barris, em Salvador. “Tudo deságua lá. Vem com a gente construir esse grande encontro”, reforçou.

O Camaçari Open é uma realização do Capoeira Engenho, em parceria com a FCBA, e conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da SETRE e SUDESB, através do programa Esporte Por Toda Parte, além do apoio da Prefeitura de Camaçari, Capoeira em Movimento Bahia (CMB) e Dá Tempo Assessoria Condominial.

Leave a Reply