O evento transformará a Biblioteca Pública da Bahia na Cidade da Capoeira, de 13 a 16 de novembro
De 13 a 16 de novembro, Salvador será novamente o centro das celebrações da Capoeira com a terceira edição do Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência. Realizado pelo coletivo Capoeira em Movimento Bahia (CMB), o evento ocupará o Complexo da Biblioteca Pública da Bahia, nos Barris, com uma programação gratuita que une tradição, arte, pesquisa e luta por políticas públicas.
Com o tema “O futuro é ancestral”, o festival reafirma a Capoeira como prática de resistência, memória viva e ferramenta de transformação social. Durante quatro dias, o espaço será transformado em uma verdadeira Cidade da Capoeira, reunindo mestres, mestras, pesquisadores, artistas e comunidades de diferentes territórios do país.
“A Capoeira é um saber ancestral que nos ensina a lidar com o presente e a construir o futuro. O Festival ‘Ancestralidade e Resistência’ é um lugar de encontro entre gerações, onde a cultura negra não é apenas preservada, mas recriada todos os dias”, afirma Jurandir Santana (Jacaré DiAlabama), coordenador do CMB e idealizador do evento. “E esse ano, com o tema ‘O futuro é ancestral’, queremos fortalecer essa visão com ainda mais força.”
A programação inclui o Encontro de Pesquisadores e Pesquisadoras de Capoeira, o Encontro do Protagonismo Feminino na Capoeira, o Desfile-manifesto O futuro é ancestral, que conecta Capoeira e moda afro-brasileira, e a Homenagem aos Mestres e Mestras Griôs, reconhecendo guardiões e guardiãs da sabedoria e da memória da Capoeira. O festival também contará com atrações musicais, que serão divulgadas em breve.
Serviço
Dias: De 13 a 16 de novembro de 2025
Local: Biblioteca Pública da Bahia – Barris, Salvador (BA)
Inscrições e programação
Inscrições gratuitas: link na bio do Instagram @capoeiraemmovimentobahia e no site capoeiraemmovimentobahia.com.br
ASCOM/CMB
Glenda Lima: (71) 91 87235841
Gabriela Marotta: (71) 988011340

